5 motivos para investir em comunicação

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5 motivos para investir em comunicação

Assessoria de Comunicação (AI), uma das atividades que compõe Relações Públicas (PR), vai muito além de “sair na mídia” ou mesmo de “mídia espontânea”. Trata-se de informar sua imagem, ou da sua empresa, fomentar relacionamentos com pessoas chaves e gestão de reputação.

É comum confundir Relações Públicas com marketing e minimizar a importância do tema, mas é bom deixar claro que são atividades distintas e complementares. O objetivo da PR é informar o público, incluindo clientes e parceiros de negócios.

E, claro, manter e fomentar esses relacionamentos está diretamente ligado ao aumento nas suas vendas!

 

5 razões para ter uma BOA assessoria de comunicação

1. Gerenciamento de crises

Em momentos de crise, quando uma empresa é cobrada por explicações, todos percebem a importância de informar corretamente o que acontece.

Um exemplo (infelizmente!) nada incomum são notícias falsas espalhadas ou alimentadas por competidores. Nesses tempos em que cada um de nós é um potencial divulgador de notícias, a velocidade com que esses rumores se espalham causa diversos estragos, entre eles a perda de clientes.

Como a assessoria de comunicação atua nesses casos? Na verdade, o conceito é bastante simples, apesar de sua execução exigir uma equipe muito experiente.

Assim que os rumores se iniciam, especialistas em PR entram em campo e informam aos principais veículos, sempre com embasamento, porque a notícia é falsa. A prontidão no atendimento, a rede de contatos na mídia e a qualidade da argumentação formam o tripé de ação para situações como essa.

2. Construção da marca

O consumidor está exposto a tantas opções que o conhecimento da marca é um dos principais elementos de decisão de compra. Todos passamos pela situação de escolher a marca mais conhecida, e não o melhor preço, apenas pela sensação de segurança.

Portanto, quem pretende disputar o mercado de forma eficiente, DEVE investir na construção da marca. A melhor forma de fazer isso é a combinação de mídia tradicional com o noticiário. A marca a que o consumidor foi exposto em publicidade é reforçada com o “aval” da imprensa.

3. PR em mídias sociais

O aumento exponencial das redes sociais impulsionou fortemente a importância da construção de uma rede de contatos ampla nessas plataformas.

Mas colecionar seguidores e likes sem o engajamento dos consumidores à marca não é o suficiente. E não haverá interação com seus clientes potenciais sem uma estratégia de comunicação de PR em mídias sociais. Afinal, esse é o lugar mais provável para encontrar quem já é seu consumidor.

4. Visibilidade

Nunca deixe seus clientes esquecerem que você existe! Isso por si só deveria ser motivo suficiente para investir em Relações Públicas.

Deixe-os sempre bem informados sobre as atividades da sua empresa, o que virá de novo e abra o canal para que o consumidor opine sobre seus produtos e serviços.

5. Construção de parcerias

É fundamental estabelecer parceria para que a sua empresa cresça porque quanto mais forte são as conexões, maior a relevância em seu nicho de atuação.

É exatamente neste momento que a assessoria de comunicação entra. Criar e manter essas parcerias dependem do fluxo contínuo de informações relevantes que deixe claro que não manter contato com você ou sua empresa significará perder oportunidades. Boas parcerias são benéficas para os dois lados. No caso de relação com a mídia, por exemplo, enquanto a empresa ganha em divulgação, a mídia recebe material muito necessário para montar um noticiário ou entretenimento.

 

E para finalizar, que tal utilizar o formulário de contato logo abaixo e nos contar como trata sua comunicação?